sábado, 25 de outubro de 2008

DESPERTANDO A ESSÊNCIA DO SER

Conta-se que no início dos tempos. Deus tinha sua morada na terra, entre os homens. A amizade entre eles era muito estreita, sempre se visitavam e trocavam idéias sobre as coisas e os seres da criação.
Certa vez, um agricultor disse a Deus:
-Sabe Deus, você realmente fez coisas muito interessantes e bonitas, mas com relação a arte do cultivo, sinto dizer que você não é lá dos melhores. Ás vezes chove demais outras vezes é seco ou o sol não é suficiente para fazer crescerem as plantas.
Deus respondeu:
-Aceito sua crítica meu amigo, mas gostaria que você me apontasse uma solução uma vez que me julga pouco competente em agricultura.
-Pois tenho uma sugestão. Falou o agricultor, deixe-me encarregado de cuidar do clima durante um ano: sei do que as plantas precisam e você verá como funciona melhor.
Deus imediatamente concordou com a sugestão e comunicou as forças da natureza que durante aquele ano não seria Ele o responsável por controlá-las, mas sim o agricultor.
Durante todo o ano, o clima foi excelente para o crescimento das plantas. Chuva e sol na medida certa, ventos suaves, temperatura amena. O agricultor cultivou um grande campo de milho. Os pés cresciam rapidamente e logo apareceram espigas enormes.
No dia da colheita, o agricultor, satisfeito consigo mesmo, chamou Deus para testemunhar. Vaidoso, colheu uma espiga e abriu-a solenemente. Mas para seu espanto não havia um único grão de milho em seu interior. Arrancou outra e mais outra e sempre a mesma surpresa desagradável: no interior das espigas nenhum mísero grãozinho.
O agricultor sem compreender o que se passava, pergutou a Deus:
-Mas Deus o que houve? Tudo estava perfeito, como se explica isso?
Deus serenamente respondeu:
-A questão meu bom amigo, é que a essêcia de todas as coisas necessita de desafios para desenvolver. Às vezes, ventos arrebatadores, chuvas torrenciais e secas precisam entremear-se ao clima aprasível. Somente assim a essência se manifesta e pode crescer forte e saudável. No caso so milho, os grãos são a essêcia; no caso dos homens e das mulheres, o coração é a essência. Portanto, meu bom amigo, nunca se esqueça: os desafios na vida não existem por um capricho de Deus, mas pela necessidade das criaturas.

SHALOM

Nenhum comentário: